Informalidade e desconhecimento nos processos de contratação
“O capitalismo de vigilância prospera
na ignorância do público“
Shoshana Zuboff
Harvard Business School
O projeto de pesquisa Educação Vigiada teve início a partir da constatação de havia uma ampla relação entre o chamado “capitalismo de vigilância” e o setor de educação no Brasil (e grande parte dos países). Tal relação carece de transparência de dados, seja por parte das empresas, seja por parte das instituições educacionais — e sem dados, fica mais difícil desenvolver conhecimento sobre esse campo para elaborar. Nesse sentido, a coleta automatizada de dados por meio de um script, como apresentado na primeira página, permitiu um fiel e rápido panorama nacional dessas relações.
Associado ao script, foram coletados dados através de pedidos de Lei de Acesso a Informação (LAI) nos estados de CE, GO, MG, RJ, RS, PE e SP. O objetivo desses pedidos era tanto aprofundar o entendimento sobre essas relações, bem como validar os dados coletados automaticamente via script. As informações solicitadas tanto de IPES (Instituições Públicas de Ensino Superior) como de secretarias estaduais de Educação, tiveram como foco os seguintes itens:
- Informação sobre acordos pactuados entre a Instituição e as empresas Google e Microsoft;
- Informações sobre termos de adesão entre a instituição e as empresas Google e Microsoft (Education/365);
- Informações sobre responsabilidade pelo serviço de hospedagem e armazenamento de e-mail institucional.
Há argumento a favor das parcerias em torno da inovação e curiosamente, em torno de práticas abertas como a autoria docente. Nos termos assinados por uma secretaria, há indicação que a parceria pode ajudar alunos e professores a “se tornar autores e não meros receptores [do conhecimento]”.
3. Desconhecimento em relação ao valor do “gratuito”
Respostas apontam para a economicidade (redução de gastos) e eficiência da máquina pública como argumentos para adesão. Em alguns casos faz-se o cálculo tomando como base o valor de licença comercial do produto (como o pacote Office), raramente praticado no setor educacional, para demonstrar redução de gastos. Esses apontamentos demonstram, no mínimo, falta de atenção de gestores sobre o custo da transferência de dados pessoais.
4. Muitas dúvidas, tentativas de acertos e informações limitadas
Em alguns casos gestores demonstram preocupação e incerteza quanto a adesão, recorrendo às procuradorias institucionais, ou apontando para a conformidade das grandes plataformas com a GDPR (lei Européia que não se aplica ao contexto brasileiro) como indicativo de preocupação com as questões de vigilância e privacidade. Ou seja é necessária a formação e orientação.
Sergio Amadeu, Stephane Lima e Marina Meira conversam sobre a os termos de uso e da política de privacidade do G Suite for Education e do Microsoft 365
O webinar debate a importância do conselho da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) para a construção e cumprimento da lei de proteção de dados (LGPD)
Artigos científicos
Uma explicação detalhada da metodologia adotada e o contexto da pesquisa:
GONSALES, P; AMIEL, T. Inteligência Artificial, Educação e Infância. Educação na contemporaneidade: entre dados e direitos. Panorama Setorial da Internet, [s. l.], ano 12, n. 3, p. 1-22, 2020. Disponível aqui
AMIEL, T. Conteúdos educacionais, abertura e vigilância na ecologia digital. In: F. J. de Almeida, G. Torrezan, L. Lima, & R. E. Catelli (Eds.), Cultura, educação e tecnologias em debate (3rd ed.). SESC São Paulo, 2019. Disponível aqui
CRUZ, R. da; SARAIVA, F.; AMIEL, T. Coletando dados sobre o Capitalismo de Vigilância nas instituições públicas do ensino superior do Brasil. In: VI Simpósio Internacional LAVITS. Salvador, 2019. Disponível aqui
PARRA, H. et al. Infraestruturas, economia e política informacional: O caso do Google Suite for education. Mediações, v. 23, n. 1, p. 63–99, 2018. Disponível aqui
Saímos na mídia
Webinários sobre Educação Vigiada
Proteção de dados e participação social
Os termos de uso das plataformas que atuam na Educação
Educational Opportunities & Challenges in Times of Crisis
Palestra Capitalismo de vigilância e a educação pública no Brasil
O capitalismo de vigilância na educação brasileira
Intermediários GAFAM e apropriações
Webinar do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico discute a cooperação acadêmica na era digital
Conhecendo o pesquisador Leonardo Cruz do projeto Educação Vigiada
Reportagens
Empresas que exploram dados estão tirando a liberdade de nossas crianças
UOL tilt, 18 de outubro de 2020
Acesse aqui
Educação vigiada: Em troca de parcerias ‘gratuitas’, governos entregam a grandes empresas dados da educação pública
Sul21, 29 de julho de 2020
Acesse aqui
Gigantes da tecnologia entram na briga por
novo espaço: a sala de aula
Estado de São Paulo, 17 de fevereiro de 2019
Acesse aqui
Vigilância em tempos de educação à distância
Outras Palavras, 31 de março de 2020
Acesse aqui
Escándalo en Google: así “espía” a millones de
niños en el colegio y en su casa
El Mondo, 25 de fevereiro de 2020
Acesse aqui
Facebook admite que monitora localização de usuários mesmo com função desativada
Folha de S. Paulo, 18 de dezembro de 2019
Acesse aqui
German schools ban Microsoft Office 365 amid privacy concerns
TNW, 15 de julho de 2019
Acesse aqui
Google faces state lawsuit alleging misuse of schoolkids’ private data
ARS Technica, 21 de fevereiro de 2020
Acesse aqui
Governo de SP privatiza endereçamento ao Google
Labcidade, 13 de dezembro de 2019
Acesse aqui
Transparência de gigantes é nula
Estado de São Paulo, 18 de fevereiro de 2019
Acesse aqui
A top Google exec pushed the company
to commit to human rights. Then Google
pushed him out, he says
Washington Post, 2 de janeiro de 2020
Acesse aqui
A sociedade da plataforma: entrevista com
José van Dijck
Digilabour, 6 de março de 2019
Acesse aqui
Escola na mira das corporações de internet
Lavits, 4 de junho de 2019
Acesse aqui
‘Falta de privacidade mata mais que terrorismo’: o surpreendente alerta de professora de Oxford
BBC News, 16 de outubro de 2020
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Capitalismo de Vigilância infiltra-se no Ensino Público
Outras Palavras, 28 de julho de 2020
Acesse aqui
Como garantir acesso ao ensino digital e proteger os dados dos alunos
UOL TAB, 16 de abril de 2020
Acesse aqui
O algoritmo é mais embaixo
UOL TAB, 16 de abril de 2018
Acesse aqui
Reconhecimento facial é o novo aquecimento global?
Tecfront, 27 de fevereiro de 2020
Acesse aqui
Sociedade da vigilância em rede
Folha de S. Paulo, 1 de março de 2019
Acesse aqui
‘Somos cada vez menos felizes e produtivos
porque estamos viciados na tecnologia’
BBC News, 2 de fevereiro de 2020
Acesse aqui
Snowden: “A janela para debater nossa
atitude ante a tecnologia está se fechando”
El País, 13 de setembro de 2019
Acesse aqui
Te dou uns dados
UOL TAB, 21 de outubro de 2019
Acesse aqui
Tech companies monitor schoolkids
across America. These parents are making
them delete the data
The Guardian, 15 de dezembro de 2019
Acesse aqui
A empresa secreta que pode acabar com
a privacidade como a conhecemos
Estado de São Paulo, 20 janeiro de 2020
Acesse aqui
Aplicativos de reconhecimentofacial com
IA: Como fica o direito ao anonimato nas
ruas da cidade?
Época Negócios, 24 de janeiro de 2020
Acesse aqui
Sugestões de leitura
Fernanda Rosa, pesquisadora brasileira na Universidade da Pennsylvania (EUA)
Kaike Nanne, jornalista e diretor-executivo da Bites
Apresentação do mapeamento Educação Vigiada
Ética na sociedade baseada na coleta de dados