Administradores de Sistema

Administradores de sistema são a parte central da implementação das tecnologias educacionais, e eles podem dar os primeiros e cruciais passos para proteger a privacidade dos estudantes. Eles estão em uma posição particularmente boa para implementar a “privacidade pela prática”, buscando soluções para os problemas nas políticas de privacidade dos serviços.

■ Bloqueie as configurações de privacidade.

Não acredite nas configurações padrão. Tire vantagem das configurações e opções disponíveis nos softwares e dispositivos dos estudantes para assegurar que eles estão com a privacidade mais protegida possível. Tenha em mente que os produtos e as interfaces para usuários são atualizadas constantemente. Pode ser necessário revisar as opções regularmente para assegurar que elas estão configuradas para deixar a privacidade dos usuários mais protegida possível.

■ Produza e administre logins e senhas fortes.

Uma armadilha comum para evitar na implementação de tecnologia educacionais são logins e senhas fracos. Geralmente, tais credenciais fracas incluem informações de identificação pessoal (como identificação do estudante, primeiro e último nome, data de nascimento, etc.). Assuma o controle da geração e administração de senhas para garantir que os estudantes tenham senhas fortes e geradas aleatoriamente. Ainda melhor, eduque os estudantes no gerenciamento de senhas fortes e requisite a todos para criar uma nova senha quando entrarem pela primeira vez.

■ Seja um recurso para selecionar ferramentas de tecnologia educacionais.

Além de ser responsáveis pela administração, configuração e manutenção de ferramentas de tecnologia de educação, os administradores de sistemas podem funcionar como especialistas internos na seleção da ferramenta de tecnologia educacional para um determinado problema ou propósito. Tenha atenção nas discussões sobre os serviços com os quais contratar, bem como a adoção ad hoc de ferramentas dos professores para uso em sala de aula.

■ Encontre aliados.

Se você está preocupado a respeito de uma tecnologia em particular e suas implicações na privacidade, encontre aliados entre seus colegas. Procure outras pessoas da equipe para compartilhar suas preocupações e coordene com ele uma melhor defesa da privacidade dos estudantes.