O Observatório Educação Vigiada apresenta o resultado das pesquisas “Plataformização da Educação Pública Superior na África” e “Plataformização da Educação Pública Superior na América Latina”. São dados inéditos, frutos do mapeamento das soluções de armazenamento e gerenciamento de e-mails institucionais das Instituições Públicas de Ensino Superior das regiões pesquisadas. Os dados das pesquisas estão publicadas no relatório “Mapeamento da plataformização da educação pública superior: América Latina e África”. Ao analisar os registros de direcionamento dos domínios de e-mail pesquisados, temos, resumidamente, os seguintes resultados:
Educação Vigiada - Blog
Notícias do projeto e de temas relacionados. Acompanhe também via Feed.
-
Mapeamento da plataformização da educação pública superior: América Latina e África - 22/05/2024
-
Workshop Educação Vigiada no FIB 14 - 21/03/2024
O Observatório Educação Vigiada estará presente no Fórum da Internet no Brasil - FIB14, que acontecerá em Curitiba/PR entre 21 e 24 de maio de 2024. O FIB é realizado anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), sendo um importante espaço de debates sobre a rede.
-
Apresentação: Educação, plataformização e a aparência de escolha - 27/06/2023
No dia 29 de junho, o pesquisador do Observatório Educação Vigiada, Prof. Tel Amiel, fará apresentação sobre plataformização da educação no Centre for Research in Digital Education (Univ. de Edinburgh). O evento será online, em inglês, com inscrições abertas. Abaixo um resumo:
-
Tecnologias a serviço de quem? - 17/06/2023
O que diriam Paulo Freire, Álvaro Vieira Pinto sobre o avanço do capitalismo de vigilância na educação pública? Como esses autores, juntamente com Evgeny Morozov e Sérgio Guimarães, podem contribuir para a reflexão sobre a vigilância na educação? Tais questões impulsionaram a elaboração do artigo Tecnologias a serviço de quem? um diálogo entre Álvaro Vieira Pinto, Evgeny Morozov, Paulo Freire e Sérgio Guimarães sobre capitalismo de vigilância na educação.
-
Grupo Público do Educação Vigiada no Matrix e Telegram - 11/05/2023
O Educação Vigiada mantém um grupo integrado no Matrix e Telegram para discussão pública sobre o projeto e temas relacionados.
-
Observatório Educação Vigiada mencionado em relatório das Nações Unidas - 07/04/2023
Recente documento preparado Relatora Especial, Koumbou Bola Barry, aponta o observatório Educação Vigiada como uma importante iniciativa da sociedade civil para disseminação de conhecimento sobre privacidade e vigilância na educação.
-
Universidades Federais e Institutos Federais de Educação já gastam quase 17 milhões de reais desde 2021 com a utilização de ferramentas da Google. - 03/04/2023
Segundo pesquisa realizada pelo Observatório Educação Vigiada a partir de dados do Diário Oficial da União, as Universidades Federais e Institutos Federais de Educação do Brasil já gastaram R$16.885.971,19 desde 2021 para a aquisição de licenças de uso das plataformas educacionais Google Workspace for Education. Até agora, ao menos dezenove Universidades Federais e oito Institutos Federais de Educação adquiriram as licenças de uso. Esse número tende a aumentar, pois as limitações presentes no plano gratuíto oferecido às universidades - como a diminuição do espaço de armazenamento e a impossibilidade de gravação de conferências no Google Meet - já apresentam algumas dificuldades à gestão das informações das instituições.
-
Notícias do Observatório - 31/03/2023
Nesse espaço publicaremos notícias e novidades do Observatório Educação Vigiada. Aqui você vai encontrar notícias sobre nossas publicações acadêmicas e técnicas (textos, dados) bem como nossa participação na mídias (entrevistas, webinars, mesas, conferências) e menções ao projeto na mídia.