Pais e responsáveis

Preocupados com as implicações de privacidade das tecnologias utilizadas por seus filhos em sala de aula, os pais estão em uma posição forte para advogar nas escolas em nome de seus filhos.

■ Faça as perguntas corretas.

Como pai ou responsável, esteja atento as seguintes dicas:

1. Quais tipos de dispositivos, aplicativos ou outras tecnologias estão sendo utilizados para ensinar seu filho

2. Foi apresentado a você a oportunidade de revisar as políticas de privacidade dos fornecedores das tecnologias educacionais?

3. Quais dados os provedores de tecnologia e a escola estão respectivamente coletando? Os fornecedores e a escola comunicaram claramente porque estão coletando tais dados?

4. Os fornecedores de tecnologia estão utilizando as melhores práticas para proteger os dados coletados?

5. Você deve poder escolher se os dados do seu filho podem ou não ser usados para fins além da educação do aluno, por exemplo, na melhoria do produto. Se os dados serão utilizados para a melhoria do produto, ele é corretamente anonimizado e agregado?

6. O vendedor divulgará os dados de um estudante a seus parceiros ou outros terceiros no curso normal dos negócios? Em caso afirmativo, essas condições são claramente definidas? Quais são as práticas de privacidade dessas outras entidades?

7. Em produtos de hardware, como laptops, existem controles disponíveis para prevenir que o fornecedor e os funcionários das escolas ou distritos usem a webcam, o microfone ou a localização dos dispositivos para espionar os estudantes? Quais são as políticas da escola ou rede de ensino sobre o uso desses recursos?

■ Pressione para a criação de alternativas opt-out.

Esboce seus problemas de privacidade para a escola ou distrito e pergunte sobre as opções de exclusão do uso de tais tecnologias ou sobre o uso de outros tipos de dispositivos ou de softwares. Se os processos de opt-out (possibilidade de descadastramento) não estão em jogo, lute por sua criação. As pessoas a quem você pode inquirir podem incluir professores, diretores de tecnologia, diretores e liderança das associações de pais e mestres.

■ Encontre aliados.

Você pode encontrar aliados tanto localmente, em sua escola ou rede de ensino, como em outros lugares através de redes nacionais formadas por outros pais preocupados. Algumas dicas para se conectar localmente com outros pais ou responsáveis inclui:

1. Leve suas preocupações para pais que você já conhece. Não tente convencer ninguém – apenas procure por outros dois ou três pais que já compartilham contigo as mesmas preocupações.

2. Se você não pode encontrar facilmente ao menos dois outros pais ou responsáveis com os quais você pode compartilhar suas preocupações, aborde os professores de sua criança e pergunte se acaso eles sabem de outros pais com os quais você pode compartilhar suas inquietações. Pergunte ao seu filho se algum de seus colegas de classe já levantaram alguma preocupação parecida com a sua e converse com os pais delas. Uma vez que você identificou um pequeno grupo de pais ou responsáveis que possa trabalhar em conjunto.

3. Participe de uma reunião da associação de pais e mestres ou equivalente e aborde suas preocupações. Se assegure que todos de seu grupo fale e colete contatos e informações de outros pais que podem ser possíveis aliados.

4. Entre em contato com a administração de sua escola ou distrito e peça que participem de uma reunião com todos os pais do seu grupo. Se assegure que todos do seu grupo tenham espaço de fala. Peça aos gestores de sua escola que expliquem o processo através da qual as tecnologias e as políticas de uso foram adotadas e como elas podem mudar. Peça aos gestores de sua escola ou rede de ensino que providencie formação aos professores, administradores e estudantes sobre as melhores práticas para proteger a privacidade de seus filhos. Por fim, veja se os responsáveis por sua comunidade escolar podem propor soluções para suas preocupações.

5. Entre em contato com um membro do seu conselho escolar e solicite uma reunião com todos os pais do seu grupo. Certifique-se de que todos no seu grupo falem e pergunte aos membros do conselho da escola se eles considerariam pensar em um meio de restringir os contratos da escola ou distrito para prevenir a coleta intrusiva de dados.