Professores

Os professores cumprem um papel de intermediários entre estudantes e a tecnologia implementada em sala de aula. Além de administrar as tecnologias diretamente para os estudantes, professores podem integrar o letramento digital e a educação sobre privacidade através de seus planos de aula.

■ Considere a cidadania digital como parte integrante do currículo.

Garanta que os estudantes estão aprendendo o básico sobre privacidade digital e técnicas de segurança enquanto estão utilizando novas ferramentas de tecnologias educacionais, incluindo a criação de senhas fortes em suas contas on-line. Ademais, quando aplicável, comunique que os dados que os estudantes submetem como parte de suas atividades educacionais (incluindo, por exemplo, termos de busca, histórico de navegação, etc.) serão enviados para outra entidade e eles devem, portanto, ter cautela ao compartilhar informações pessoais sensíveis.

■ Advogue por uma formação constante para professores.

A própria cidadania digital e a formação em privacidade dos professores são, muitas vezes, negligenciados quando novos serviços de tecnologias educacionais são introduzidos em sala de aula. A melhor maneira de aprimorar seus conhecimentos e proteger seus estudantes é aprimorar seu próprio conhecimento de privacidade profissional. Advogue pelo treinamento em sua escola ou universidade ou procure por apoio e ajuda externas.

■ Obtenha o consentimento dos pais ou responsáveis.

Abstenha-se de registrar os estudantes em serviços educacionais sem um consentimento explícito e por escrito dos pais ou responsáveis.

■ Escolha cuidadosamente as ferramentas de tecnologias educacionais.

Exercite a cautela quando escolher quais dispositivos, plataformas, serviços ou websites para usar em sala de aula. Quando as ferramentas estão disponíveis gratuitamente na rede, por exemplo, pode ser tentador adotar e usá-los de forma ad hoc. Contudo, cada ferramenta pode apresentar diferentes riscos para os dados pessoais dos estudantes. Em vez disso, faça com que a adoção dessa nova tecnologia passe pelo processo de aprovação da escola ou da universidade ou procure opiniões adicionais antes de adotá-las.

■ Encontre aliados.

Se você está preocupado com uma tecnologia em particular e suas implicações de privacidade, encontre aliados entre seus colegas. Procure outras pessoas da equipe para compartilhar suas preocupações e coordene com ele uma melhor defesa da privacidade dos estudantes da sua instituição.